SAÚDE

Oito novos casos de sarampo são confirmados pela Sesab no Estado

A Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou, nesta quarta-feira, dia 02, oito novos casos de sarampo no estado. Sete foram em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, e o oitavo caso em Jacobina, no centro norte.  Entre 1º de janeiro e 2 de outubro de 2019, foram 467 casos notificados na Bahia. Destes, 254 foram descartados, 204 estão em investigação e nove estão confirmados.

Segundo a Sesab, dos casos confirmados, em Santo Amaro e em Jacobina, seis pessoas não eram vacinadas e os outros dois apresentaram esquema vacinal incompleto. A faixa etária dos casos varia de 9 meses a 26 anos de idade. As primeiras notificações foram feitas pelos municípios de Itagibá (um bebê de 9 meses e sua genitora de 18 anos) e Feira de Santana (sexo masculino, 26 anos). No caso de Jacobina, a paciente possui 9 anos.

O secretário da Saúde do Estado se reuniu com os prefeitos e secretários municipais de saúde de Salvador e mais 16 cidades (Cachoeira, Candeias, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Vera Cruz, Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho) para discutir sobre as ações que serão desenvolvidas para prevenir e controlar a doença na região metropolitana.

Equipes da vigilância estadual identificaram outros sete casos suspeitos que ainda estão em investigação laboratorial. Todos os casos notificados possuem vínculo epidemiológico entre si e concentram em grupo populacional de migrantes não vacinados, em sua maioria, o que potencializa o risco de disseminação do vírus pelo estado.

Fonte: vale mais notícias

Comentário